Manutenção da correia dentada evita dor de cabeça e no bolso

Para começar, vale saber para que serve a correia dentada em um motor. Ela movimenta-se entre as polias do virabrequim e do comando de válvulas, e sincroniza as válvulas em relação aos pistões. Sua função é sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas com o sobe e desce dos pistões.

Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param e os pistões se chocam com algumas delas, há impacto entre metais. Logo o motor vai parar – no jargão dos mecânicos, ocorre o “óbito instantâneo”.

Esse nome mórbido, infelizmente, não é só drama. Realmente a extensão dos danos no caso de a peça se partir pode causar a “morte” de diversas peças – é daí que vem o alto custo do conserto de que todo mundo fala (e teme).

Dependendo da velocidade em que a quebra ocorrer, na melhor das hipóteses, o motor deverá ser aberto para troca das válvulas e retífica do cabeçote. Mas não é incomum a troca de pistões e bielas, que podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.

Para reduzir os danos, pise imediatamente na embreagem (câmbio manual) ou ponha a alavanca em N (automático) e desligue a ignição. Com isso evita-se que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria.

Não tente dar a partida no motor após o problema. Será necessário rebocar o veículo.

Pessoal, não há sinal que antecipe o ROMPIMENTO DA CORREIA DENTADA além das marcas de desgaste que, muitas vezes, não são vistas quando a correia fica protegida por uma capa. Porém, ressecamento ou montagem errada podem ser fatais ao componente.

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA evita essa dor de cabeça e no bolso. Pergunte para nossos mecânicos as orientações. Em geral, a troca é feita entre 40.000 km (no caso de uso severo predominante) e 100.000 km, dependendo do modelo.

Com informações da Revista Quatro Rodas

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